O tratamento com acupuntura é uma técnica milenar de origem chinesa e, basicamente, consiste na aplicação de agulhas em pontos bem específicos do corpo (chamados de acupontos) para o alívio de diversos sintomas. 

Na medicina chinesa é pregado que os acupontos incentivam o organismo a entrar em equilíbrio de energia. O método também é utilizado para a prevenção de doenças e sua eficiência é comprovada pela ciência e pelos próprios pacientes. 

Apesar de ser uma técnica de nome muito conhecido (dificilmente alguém não relaciona o nome “acupuntura” com o tratamento por agulhas), muitas vezes as pessoas não sabem ao certo os benefícios e como esse tipo de terapia age em nosso corpo. Quer saber mais sobre o assunto? 

Tratamento com acupuntura: benefícios

Primeiramente, vamos começar apresentando os benefícios do tratamento com acupuntura, afinal, esse é o maior motivo de curiosidade das pessoas com esse assunto. Confira: 

  • Previne doenças no geral
  • Regula os batimentos cardíacos
  • Estimula a circulação sanguínea (isso ajuda até a diminuir celulite)
  • Fortalece o sistema imunológico (prevenindo de doenças como gripes e afins)
  • Melhora a qualidade e aumenta a expectativa de vida
  • Faz bem à saúde da pele
  • Diminui os problemas relacionados aos hormônios (como TPM)
  • Ajuda a dormir melhor 
  • Ameniza sintomas de estresse, ansiedade e depressão
  • Aumenta a disposição para o dia a dia
  • Proporciona mais relaxamento
  • Entre muitos outros, que ainda discutiremos aqui

Acupuntura: pontos

Os acupontos, que já mencionamos aqui, estão localizados no que chamamos de 12 Meridianos. Estes são, normalmente, terminações nervosas, articulações ou ligamentos. Conheça cada um deles e onde eles agem: 

  • MERIDIANO DOS PULMÕES

São, ao todo, 11 pontos e agem em problemas no sistema respiratório (bronquite, asma, pneumonia, dores no peito, etc.), problemas dermatológicos e tratamentos de cabelo.

  • MERIDIANO DO INTESTINO GROSSO

Totalizam 20 pontos e estes tratam incômodos nas regiões frontais da cabeça e da face. Mas também: amenizam sintomas de dores de dente, tratam rinite, tendinite, urticária, dores no ombro, dores no braço, dores no cotovelo, tontura, hemorragia, etc. 

  • MERIDIANO DO ESTÔMAGO

São 45 pontos e eles agem: nas dores do joelho, zumbido no ouvido, problemas nas regiões frontais da cabeça, para inchaço abdominal, cólicas, entre outros. 

  • MERIDIANO DO BAÇO-PÂNCREAS

São 21 pontos que amenizam as dores no estômago, resolvem problemas de indigestão, amenizam a disenteria e hemorroida, combatem dores de artrite nos pés, resolvem a má digestão e a falta de apetite, etc.

  • MERIDIANO DO CORAÇÃO

Os 9 pontos presentes nesse meridiano estão relacionados à alegria, insônia, ansiedade e muitos outros problemas cardíacos. 

  • MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO

São 19 pontos de acupuntura e o principal alvo são as dores nos punhos, costas e cotovelos.

  • MERIDIANO DA BEXIGA

Aqui são 67 pontos e têm muitas relações com os tratamentos nos olhos, dores parte inferior e posterior das costas, distúrbios urinários, esquizofrenia, anorexia, falta de memória, entre outros.

  • MERIDIANO DOS RINS

São 27 pontos no total e o tratamento com acupuntura nesse caso é direcionado para problemas ósseos e também relacionado às funções urinárias. 

  • MERIDIANO DO PERICÁRDIO

Nesse caso são apenas 9 pontos e eles irão te ajudar nos desconfortos como náuseas e vômitos. 

  • MERIDIANO TRIPLO-AQUECEDOR

São 23 pontos que tratam problemas nos ouvidos, olhos, sintomas de enxaqueca e dores nas articulações.

  • MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR

Este meridiano contempla 44 pontos focados em problemas no fígado, dores musculares, problemas no ouvido, enxaquecas, entre outros. 

  • MERIDIANO DO FÍGADO

São 14 pontos de acupuntura que tratam problemas no fígado, mas, também, tratam tonturas, dores de cabeça, sintomas da TPM e muitos outros. 

Acupuntura na orelha (auricular)

A chamada de Auricular também é um tratamento com acupuntura, no entanto, nesse caso, todo o corpo é representado na orelha. Ou seja, apenas com aplicações de agulhas nessa região é possível resolver problemas em todo o corpo. 

Na verdade, esse tipo de terapia é o mais conhecido e muitas pessoas já o fizeram. Você já viu alguém com vários pequenos esparadrapos na orelha? É devido à acupuntura na orelha.

Esse tipo de procedimento é indicado para problemas respiratórios, reumáticos, hormonais, digestivos, cardíacos, psicológicos, urinários e até mesmo para obesidade ou anorexia. É claro que esses são apenas alguns dos benéficos, o tratamento é realmente abrangente. 

Acupuntura dói?

Esse é outro questionamento muito levantado pelas pessoas que desejam fazer o tratamento com acupuntura. Veja bem, a resposta para essa pergunta é muito relativa, afinal, cada pessoa possui um nível de sensibilidade em relação à dor. 

Mas, de maneira geral, as sessões de acupuntura não são muito doloridas e você só sentirá um pequeno incômodo com as picadas. Algumas regiões doem mais do que as outras, mas nada comparado a algo como fazer uma tatuagem!

Além do mais, o incômodo se torna muito pequeno quando paramos para analisar todos os benefícios que essa metodologia pode trazer à nossa saúde física e mental. 

Acupuntura: qual o preço

O valor de uma sessão de acupuntura varia de clínica para clínica. A faixa de preço cobrado pelo serviço fica em torno de R$ 40,00 até R$ 250,00. É importante ressaltar que é preciso de 5 a 10 sessões para atingir grandes resultados. 

Também é possível fazer o tratamento através dos SUS (Sistema Único de Saúde), mas não são todos os municípios que oferecem tais serviços gratuitamente. 

O ideal é que você faça uma pesquisa de mercado e veja quais são as opções. Avalie o custo x benefício e sempre procure por profissionais especializados e qualificados. 

Acupuntura para ansiedade

O tratamento com acupuntura é ótimo para tratar ansiedade. Além de um tratamento eficaz você se livra de tomar remédios que prejudicam a sua própria saúde. 

A técnica de acupuntura proporciona uma grande sensação de relaxamento e alívio de tensões, além de promover inúmeros benefícios mentais. O melhor? A técnica é regulamentada e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. De fato, o tratamento com acupuntura é muito promissor e algumas sessões podem proporcionar efeitos que nem medicamentos causaram. Sempre busque por serviços profissionais e permita que acupontos façam bem à sua saúde.

Write A Comment