A Holística faz referência ao termo “holismo”, sendo este uma corrente que estuda fenômenos levando em consideração as diversas interações que ocorrem em um determinado episódio.

Essa tendência pondera que a soma de todos os componentes de um sistema não conseguem demonstrar tudo o que significa esse sistema por inteiro, afirmando que há muitas outras coisas envolvidas.

Ou seja, a corrente alega que um sistema não pode ser estudado apenas a partir das componentes. Apenas para você entender de maneira mais simples: um quebra cabeça montado não pode ser entendido apenas pelas suas peças.

Dessa maneira, a perspectiva do holismo dá ênfase que devemos considerar e dar a importância para o “todo” como algo que vai além da soma de todas as seus componentes.

Abordagem holística

A abordagem holística relaciona o “todo” com todos os segmentos, de maneira que haja uma constante interação entre o sistema. Dessa maneira, cada evento está conectado com o “todo”, mesmo sendo realizado por uma “parte”.

Ou seja, cada acontecimento isolado interfere no sistema e o “todo” fica comprometido. Os episódios criam uma nova sinergia, proporcionando novas relações e ocasiões.

Pensamento holístico

O conceito da Holística não é nada recente. Muito pelo contrário, vem sendo discutido por diversos pensadores ao decorrer da história do mundo. O termo foi nomeado pelo filósofo Augusto Comte no século XIX.

Comte foi importantíssimo. Foi o precursor da importância de estudar o conjunto, que é a melhor maneira de entender sobre um sistema, sendo esse conceito aplicado para a existência humana.

Nicholas A. Christakis também é um nome que deve ser levantado aqui. Segundo ele, o pensamento cartesiano não é suficiente para estudar a divisão de um sistema (ou matéria).

Educação holística

Ao que se refere à educação da área, o holismo pode ser considerado uma filosofia de educação que estuda os sistemas complexos. O seu objetivo é agrupar todas as ideias em um único projeto.

Esse projeto visa entender por completo a pessoa, compreendendo corpo, espírito, intelecto e emoção. Sua função é inspirar o respeito próprio pela vida e vontade de aprender.

Em linhas gerais, a diferença entre a educação convencional e a educação holística são as suas metas e objetivos. O foco dessa corrente é o aprendizado experimental, de maneira a demonstrar o quanto essa etapa é importante.

Metodologia holística

Sobre a metodologia, o pensamento holístico dá prioridade à perspectiva de ensino não dividida, fragmentada. Ela preza por um ensino onde as interações entre todas as áreas sejam evidenciadas.

Ou seja, essa metodologia prioriza um ensino multidisciplinar e interdisciplinar. Expor aos alunos que as coisas não funcionam separadamente, mas sim, que elas se completam para formar tudo o que vemos hoje em dia.

Essa abordagem vai à contramão do plano pedagógico e da apresentação das disciplinas da grande maioria do ensino (não apenas no Brasil, mas no mundo todo).

Isso porque o ensino tradicional setoriza o ensino, como se cada disciplina fosse independente e o que se aprende dentro de sala de aula não se aplica às coisas ao redor do aluno.

Visão holística da saúde

A visão Holística na saúde também não é um conceito recente, mas nos últimos anos essa corrente foi ganhando mais força e reconhecimento (tanto dos profissionais quanto dos pacientes).

Esse conceito explicita a necessidade de analisar o paciente com uma visão global, considerando suas mais diversas particularidades. Essa tarefa não é simples, exigindo do profissional com muito estudo e dedicação.

Em pleno século XXI, tendo a internet à palma da mão e usando ela como seu próprio médico, os profissionais precisam trabalhar esse detalhe e entender o que leva os pacientes a fazerem isso.

É papel do profissional da saúde orientar o paciente, explicar a ele o máximo que puder (de maneira que ele realmente entenda) e tentar ao máximo entendê-lo integralmente.

Medicina holística

Afunilando mais essa área dessa abordagem, a medicina holística faz referência ao tratamento com base nessa corrente. Todos os seres vivos funcionam juntos com o meio ambiente e é essencial entender isso.

O objetivo da medicina a partir dessa teoria é tratar um problema individual (como uma doença em um paciente). Não de maneira racional (apenas analisando o que há nos livros), mas, sim, mais abrangente.

É preciso levar em consideração não apenas o estado físico do paciente, mas também seu estado psicológico e social. Aplicar os conhecimentos em medicina depois de entender todo o quadro onde o paciente está inserido.

Os tratamentos de uma enfermidade a partir da medicina holística não necessariamente precisa ser um fármaco ou uma cirurgia. Há a possibilidade de tratamentos alternativos.

Terapia holística

Especificando mais ainda o conceito do holismo na medicina, temos as formas de terapia que seguem essa teoria. Aqui as doenças são tratadas de uma maneira global, pois tudo está conectado.

O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida do paciente, dar suporte à saúde física e mental. Esse tipo de terapia tem o poder de tratar problemas relacionados ao medo, ansiedade, insônia, bloqueios energéticos…

Há diversos tratamentos dentro da terapia holística, incluindo florais, acupuntura, terapia com cristais, massagens, cromoterapia, reflexologia, fitoterapia, reiki, shiatsu, etc.

A melhor maneira para descobrir qual desses tratamentos pode ser o mais adequado para determinado caso é consultando um terapeuta holístico. Cada indivíduo é único e uma análise particular desse ser feita.

Visão holística na administração

Mudando um pouco de foco, vamos falar um pouco da visão holística na administração de empresas. Essa área é realmente interessante e o conceito do holismo é muito aplicado.

A Holística na administração de uma empresa tem como objetivo mostrar e sempre reforçar que uma empresa não é a soma de gerentes, clientes, fornecedores e departamentos de maneira isolada, mas, sim, o contrário.

O Holismo no ramo administrativo tenta mostrar que o sistema todo é interdependente e que só haverá sucesso se a administração da empresa for tratada dessa forma.

A holística é, sem dúvida alguma, um conceito interessantíssimo e devemos considerá-lo nos mais variados casos do nosso dia a dia. Tente ver o mundo, as pessoas e a matéria em si com outra perspectiva.

Escreva um Comentário