evolução espiritual é um tema que atrai milhares de pessoas ao redor do mundo que estão buscando por maneiras de conseguir aprender e crescer em meio às experiências vividas.

Nesse artigo, então, você irá encontrar uma série de informações muito importantes a respeito de todas as possibilidades de crescimento que a evolução espiritual proporciona ao ser humano.

Confira, primeiramente, algumas frases acerca da evolução espiritual e do enorme benefício que os seres que a buscam podem encontrar em sua jornada.

Evolução espiritual – frases

Há algumas frases de personalidades que atingiram a evolução espiritual em nosso mundo e que podem ser utilizadas por você para que a sua jornada em direção ao conhecimento seja muito mais iluminada.

Confira algumas delas:

  • “Creio que a importância do Evangelho de Jesus em nossa evolução espiritual, é semelhante à importância do Sol na sustentação da nossa vida física. ” Chico Xavier
  • “Se quiser encontrar sua felicidade na Terra, deve começar a esquecer as ofensas. Perdoa a todos pelo mal que lhe fizeram. ” Zíbia Gasparetto
  • “Mesmo que você leia muitas escrituras sagradas e mesmo que você fale muito sobre elas, o que de bom elas podem fazer por você se você não agir em relação a elas?” Buda
  • “A mente é tudo, o que você pensa, você se torna.” Buda
  • “Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.” Dalai Lama

Evolução espiritual humana

A evolução espiritual humana é um tópico que tem movido milhares de pessoas todos os dias. É uma área na qual muitos possuem opiniões diversas. Mas, de forma abrangente, é possível dizer que todos, mesmo discordando e possuindo contrastes em suas opiniões em conceitos, estão buscando evoluir.

Essa evolução espiritual pode ser obtida de diversas maneiras, mas, quando olhamos de forma mais nítida para todos os conceitos, os pilares de todos os ensinamentos convergem para o amor ao próximo.

É a partir do amor ao próximo, que é um ser humano, como todos nós, que poderemos encontrar o significado de nossa jornada, de tudo o que podemos aprender, construir e criar.

O ódio, o rancor e a infelicidade são todos sentimentos que são gerados quando a incompreensão e a falta de empatia se instalam na vivência dos seres humanos. Todos eles geram experiências completamente frustrantes para todos os espíritos.

Por esse motivo, a evolução espiritual humana é uma atividade que envolve olhar com carinho e cuidado para o próximo, porque, como todos estamos juntos nesse plano espiritual, é apenas através da empatia, da caridade e da compaixão que poderemos conseguir o aprendizado do qual necessitamos para evoluir.

Evolução espiritual na prática

Como você já deve ter percebido até agora nesse artigo, a evolução espiritual nada mais é do que a habilidade de conseguirmos empatizar com o próximo. Entender também o que nos faz agir de maneiras maléficas para o nosso bem-estar e o que nos impede de conseguir crescer.

As emoções são todas frutos de nossas experiências e da maneira como estamos programados para reagir em relação à maneira como somos tratados. Para alcançar uma evolução espiritual na prática, é preciso olhar com cuidado para todas essas reações.

Como seres em um planeta de expiação, como você poderá conferir a seguir, estamos todos sujeitos a experiências boas e más. Mas é preciso que tenhamos o discernimento para que o mal seja preterido em todas as situações.

Esse é um caminho árduo e difícil, especialmente porque a evolução espiritual é uma jornada solitária de autoconhecimento, que requer a busca pelo significado maior em relação à sua vivência na Terra.

É preciso compreender que a influência de nossas ações gera reações nos espíritos com os quais convivemos, de nossos irmãos, familiares, e todas as pessoas próximas, em geral.

Por esse motivo, é preciso olhar para dentro e reconhecer quais são as sensações e prejuízos pelos quais você já passou e que levam a cometer os mesmos erros de ódio, rancor e infelicidade, gerando um ciclo que é difícil de ser quebrado. Mas que pode ser interrompido com o amor.

Evolução espiritual segundo o espiritismo

De acordo com a visão espírita sobre a evolução espiritual, cada planeta é habitado por espíritos que possuem um grau evolutivo que corresponde à sua existência. De acordo com Allan Kardec, os planetas podem ser classificados em:

  • Aqueles que são primitivos, onde as primeiras encarnações são realizadas pelos espíritos para que possam começar a aprender e evoluir.
  • Aqueles planetas de provas e expiações. Que são lugares onde o mal prevalece, porque os espíritos não estão evoluídos a ponto de terem conhecimento e iluminação o suficiente para sobrepor o mal. Nesses planetas, como a Terra, as consequências do mal são vividas por todos os espíritos que nele habitam, o que faz com que eles possam ser provados através desses testes.
  • Os planetas de regeneração, que não passam por expiação. Aprender com os erros. Mas ainda assim passam por testes que fazem com que seus espíritos possam ser mais evoluídos e possam reencarnar nos planetas de expiação que vem depois dessa etapa.
  • Os planetas felizes, onde o bem é o que predomina porque os espíritos já passaram pelas provas e expiações necessárias. Portanto, podem progredir e se sentir bem em relação às suas experiências no planeta.
  • Os planetas divinos, também chamados de celestes, onde os espíritos puros são reencarnados. Por onde podem viver experiências completa e absolutamente felizes e plenas, fazendo com que sua existência possa ser recompensada por todas as fases de sua evolução espiritual.

De modo mais simples, é possível dizer que a evolução espiritual vem do conhecimento, do aprendizado e da vivência de experiências em relação aos planetas nos quais os espíritos são reencarnados e pelas quais podem obter o conhecimento necessário para evoluírem.

Técnicas para evoluir espiritualmente

As melhores técnicas para evoluir espiritualmente envolvem olhar para dentro. É dentro de você que se encontram todas as respostas para o sofrimento e as angústias que fazem com que os comportamentos de ódio e rancor continuem se repetindo.

Você pode se beneficiar amplamente da prática da meditação ao longo dos dias. Nem que for por apenas dez minutos. Olhe para você, pare em meio à rotina agitada e pense em todas as suas reações para com o próximo para que possa encontrar a raiz do que o está fazendo impedir o seu próprio crescimento.

A partir da descoberta de tudo o que está causando o mal, é possível obter uma evolução espiritual gradual, que leva tempo para ser alcançada, pois, afinal, somos todos espíritos que ainda estão em fase de aprendizado.

Evolução espiritual na prática – PDF

Se você está interessado em buscar por mais maneiras de conseguir evoluir espiritualmente, é possível encontrar uma série de conhecimentos muito importantes no livro Evolução Espiritual na Prática – clicando aqui.

Evolução espiritual – evangelização infantil

A evangelização infantil é uma ótima maneira de poder proporcionar às crianças uma visão muito mais ampla acerca da espiritualidade. Fazendo com que elas possam entender, de acordo com sua idade e com as possibilidades de aprendizado.

É a partir da inserção dos conceitos de amor, de caridade e de uma visão muito mais ampla do interior que poderemos conseguir fazer com que os espíritos ainda em caminhos iniciais nesse plano da Terra possam começar a entender quais são seus propósitos na vida.

Conhecer a palavra do Evangelho e os conceitos que fazem com que as crianças possam enxergar a si mesmas e ao próximo como seres que precisam aprender e crescer espiritualmente é, de forma simples, o que faz a diferença em suas vidas.

Por meio de um convívio mais intenso com a espiritualidade, as crianças poderão exercer a prática da empatia, da compaixão e do amor. Não só em relação aos outros, mas também a si mesmas, o que é o mais importante.

Amor e evolução espiritual

O amor está intrinsecamente ligado à evolução espiritual. Esse amor não é aquele amor romântico do qual falamos e ouvimos sempre nos filmes e na mídia. Mas o amor mais puro e simples, bem como forte, que possa existir.

É a partir da premissa da evolução, crescer e se tornar mais sábio, que o amor pode ser alcançado. Aquele que permite que façamos bem e possamos desenvolver juntamente aos espíritos com os quais convivemos para que tudo seja levado em direção ao bem maior.

As palavras tão simples que envolvem fazer o bem sem olhar a quem são o resumo do amor na evolução espiritual: é preciso que possamos entender em relação a nós mesmos quais são os obstáculos e amarras que possuímos no nosso estágio de evolução espiritual.

Então, começaremos a poder compreender o que nos impede de tratar ao próximo com o carinho e cuidado que ele, como espírito em aprendizado, assim como somos, merece.

O amor é o estágio mais puro da evolução espiritual. Ele poderá ser encontrado quando você conseguir olhar para dentro com a mesma clareza com a qual olha para o seu próximo. 

Evolução Espiritual na Prática – Livro

Dos autores Bruno J. Gimenes e Patrícia Cândido, o livro Evolução Espiritual na Prática é um MANUAL PRÁTICO que proporciona ao leitor condições de acelerar sua evolução espiritual de forma consciente, harmoniosa, inspirando valores para a alma.

Livro Evolução Espiritual na Prática

São abordados vários temas como:

  • Universalismo
  • As causas das doenças
  • Vida após a morte
  • Carma
  • Vidas passadas
  • Fluídos vitais
  • Crianças da Nova Era
  • Livre-arbítrio
  • Família
  • O futuro das religiões
  • Reencarnação
  • Formas de pensamento
  • Mantras, Chacras
  • Obsessões
  • A missão de cada um
  • Psiquismo
  • Educação espiritual no século XXI
  • Meditações
  • O poder da oração

Conheça o livro Evolução Espiritual na Prática.

Evolução Espiritual: Guia Passo a Passo
5 (100%) 2 voto[s]

Escreva um Comentário