Participe da lista VIP
e receba conteúdos imperdíveis para seu equilíbrio e prosperidade (é grátis)!
Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Espiritualidade: Uma conexão com o divino

Em 29/01/2018 , Comments

Espiritualidade

A espiritualidade é um conceito presente na vida da grande maioria das pessoas. Contudo, é preciso ter em mente que ela pode mudar dependendo da vertente religiosa seguida. Não há certo ou errado, mas é necessário deixar claro o que cada religião encara como espiritualidade.

Ela está presente em todos nós e é graças a ela que nós podemos nos conectar com o divino. Cada um exercita essa habilidade de uma maneira diferente. Algumas pessoas buscam esse contato espiritual indo à igreja, outros preferem alcançá-la por meio da meditação.

A espiritualidade está presente na vida de muitas pessoas, e para a maioria é uma fonte de salvação. Por conta disso, saber todas as vertentes e conceitos que à rodeiam é essencial.

Espiritualidade conceito

Apesar de muitas pessoas ligarem a espiritualidade à religião, ela pode ser exercida fora dela. Isso porque, ela é definida como a capacidade humana de buscar um significado ou uma conexão com um poder maior que si mesmo.

Basicamente, ela é a busca constante pela a plenitude transcendental. No caso dela dentro da religião, pode-se dizer que ela é a busca pelo contato e entendimento com o divino.

Contudo, por se tratar de uma busca por algo maior do que nós mesmos, é possível relacioná-la, até mesmo ao ateísmo.  Isso porque, ela diz respeito ao reconhecimento que é algo absoluto sobre nós.

Exemplos de espiritualidade

A espiritualidade é uma forma de vivenciar a vida acreditando em algo maior. Podemos citar como exemplo, as pessoas que frequentam missas e cultos em busca de explicações sobre a vida.

Outro exemplo, são aquelas que buscam na mentalização a meditação o entendimento sobre o universo e tudo que nos rodeia. Quem acredita, por exemplo em karma e na interconexão das coisas é uma pessoa que também tem espiritualidade.

Podemos considerar até mesmo os ateus como praticantes desse conceito. Se eles reconhecerem que há algo absoluto, que não precisa ser necessariamente religioso ou sobrenatural, ele também se torna um adepto da espiritualidade.

Meditação é uma ótima maneira de exercitar a sua espiritualidade

Se você está adotando a espiritualidade como uma filosofia de vida, saiba que é possível exercitar esse conceito dentro de si, de modo que seja mais fácil compreendê-lo. Esses exercícios têm como objetivo estimular o autoconhecimento e a busca por sabedoria. A meditação é um deles.  

Apesar de muitos acharem que a meditação está sempre ligada à uma religião, na verdade ela é uma excelente ferramenta de relaxamento. Isso porque, ao se concentrar em um objeto, som ou pensamento, você consegue ampliar a sua mente e analisar questionamentos sobre a vida de maneira mais clara.

Para meditar, o ideal é que você procure um lugar calmo e tranquilo. Sente-se no chão em posição de lótus e com a coluna reta e comece a respirar profundamente. Sinta o ar entrando e saindo do seu nariz, bem como o seu pulmão enchendo e se esvaziando.

Repita esse movimento até estabelecer um ritmo e em seguida comece a esvaziar a mente. Deixe de lado todas as preocupações e assuntos do dia a dia e se foque na expansão da sua mente. No começo será difícil se concentrar, mas quanto mais você se exercitar mais fácil será.

Assim que a sua mente limpar deixe seus pensamentos fluírem sobre os questionamentos. Não espere respostas concretas, lembre-se, a espiritualidade é uma filosofia que prega justamente as explicações fora do comum.

O ideal é que você faça esse exercício de meditação, pelo menos, uma vez por dia. Comece fazendo por dois minutos e vá aumentando gradativamente conforme sua concentração for melhorando.

Espiritualidade filosofia

Apesar de espiritualidade e filosofia terem características muito parecidas, é importante conceituar o que cada um desses termos diz respeito. A filosofia, basicamente, é a sabedoria e entendimentos sobre as coisas, fatos e atos que nos cercam, a nossa realidade.

Ela tem como objetivo fornecer respostas reais para explicar como as coisas realmente são. Ela também ajuda a explorar o que é certo e errado e, apesar de não dizer que caminho seguir, ela dá sinais sobre a melhor opção.  

Já a espiritualidade é a busca por respostas, mas no âmbito do espiritual. Nesse caso, as respostas não precisam estar dentro do limite do real. Além disso, ela também tem como objetivo esclarecer o que é certo e errado, mas, realmente apontando qual o melhor caminho a ser seguido.

Ao contrário do que muitos pensam, uma coisa não precisa anular a outra. O que os estudiosos afirmam é que uma vertente serve de complemento para a outra, de forma que ambas são interdependentes.

Espiritualidade pdf

Se você deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre esse estilo de vida, é essencial baixar o e-book espiritualidade pdf. Ele reúne uma série de lições e conceitos importantes sobre essa filosofia.

Com ele, você poderá explorar mais profundamente os questionamentos da vida. Descubra como olhar as coisas de modo diferente e explorar todas as possibilidades de entendimento que a vida tem a oferecer.  

Espiritualidade e religiosidade

É preciso ter em mente que espiritualidade e religiosidade são duas coisas bem diferentes. Apesar de elas terem características em comum, nenhuma delas depende da outra.

A espiritualidade é a filosofia que prega que há um poder acima de todos. Esse poder não precisa ser necessariamente divino, nem intitulado como um Deus. Muitas pessoas espiritualizadas acreditam, por exemplo, no universo como norteador de todas as coisas. Outras delegam essa função a ciência.

Já a religiosidade é uma maneira que pessoas que seguem uma religião se conectam à Força Divina que elas acreditam. Essa força, por sua vez, possui nomes diferentes nas várias vertentes religiosas que existentes. Deus, Grande Mãe, Deusa, esses são apenas alguns dos nomes mais conhecidos.

Uma pessoa religiosa, com toda a certeza também é uma pessoa espiritualizada. Contudo, alguém que tem uma espiritualidade forte, não precisa, necessariamente, ter uma religião.

Conforme já ressaltamos, é possível encontrarmos essa crença em algo maior que qualquer coisa até mesmo dentro do ateísmo. Isso porque a espiritualidade não está ligada somente ao divino.

Por exemplo, um ateu não acredita em qualquer poder divino que exerça uma interferência sobre cada ação nossa na terra. Entretanto, ele acredita piamente no poder da ciência como absoluto. Não no sentido divino, mas na questão de soberania.

Basicamente, ele crê que a ciência é a explicação para tudo, todos os questionamentos comuns como “de onde viemos?” e “para onde vamos”. Logo, ele tem a sua espiritualidade.

Um dos grandes erros das pessoas é acreditarem que a espiritualidade está totalmente ligada à religião. Essa afirmação não tem embasamento nenhum. Obviamente que esse conceito está mais presente entre os religiosos, mas ele não é um aspecto único e exclusivo deles.

Espiritualidade católica

A relação entre espiritualidade e catolicismo, basicamente é essa aceitação pessoal de que existe algo acima de nós. Um poder tão grande que exerce interferência sobre todas as coisas.  

Conforme dito anteriormente, é importante deixar claro que a espiritualidade não é uma religião, ela é apenas um estilo de vida. Nela, o indivíduo é capaz de aceitar que existe algo sobre nós, que não precisa ser necessariamente divino. Já exemplificamos acima citando a relação entre os ateus e a ciência.

Contudo, também precisamos ressaltar que dentro do catolicismo e no cristianismo de modo geral a um entendimento à mais sobre o que é espiritualidade. Dentro dessas vertentes religiosas há uma denominação em comum do poder que está acima de tudo e todos, que é Deus.

Essas vertentes se baseiam na existência de Deus como agente ativo em tudo o que acontece ao nosso redor. Desde a criação do mundo até as constantes mudanças climáticas, os católicos e cristãos creditam a Deus todas essas coisas.

Espiritualidade livros

A espiritualidade é um conceito belíssimo que precisa ser explorado mais profundamente pelas pessoas de modo geral. Se você deseja obter mais informações sobre ele, e, até mesmo explora outras linhas de pensamento relacionadas, você precisa ler os livros a seguir.

  1. Tudo Depende de Como Você Vê as Coisas, de Norton Juster

Nessa obra, o autor que usa uma linguagem mais simples e infantil, aborda uma mensagem extremamente forte que nos faz pensar em coisas que nunca passaram pela nossa cabeça. Por meio de uma dinâmica de jornada de herói, o personagem principal, Milo, passa por uma série de dilemas.

Por meio da inserção de desafios, ele descobre o quão pequeno e vazio é e passa a olhar diversos aspectos da vida de maneira diferente. Apesar de ter uma linguagem mais voltada para crianças, o livro “Tudo depende de como você vê as coisas” é uma excelente opção de leitura para quem deseja explorar a sua espiritualidade.

  1. O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder

A segunda indicação é o best-seller incrível “O Mundo de Sofia”, que, além de abordar o conceito de espiritualidade, também fala sobre elementos de filosofia e fantasia.

Levantando questões como “Quem é você?”, “Para onde vamos?” “De onde o mundo veio?”, ele é uma excelente obra para quem deseja sair dos pensamentos convencionais e explorar o inesperado.  

A obra fez tanto sucesso que encabeça diversas listas de livros que todo mundo precisa ler antes de morrer. Se você que um romance belíssimo que te instigue a pensar sobre a vida de ângulos diferentes essa é uma ótima opção.

  1. Pequenas Delicadezas – Conselhos sobre o Amor e a Vida, de Cheryl Strayed

Esse livro, na verdade, é uma coletânea dos textos publicados por Cheryl Strayed em sua coluna Dear Sugar. Usando uma linguagem franca e gentil, ela é uma excelente opção de leitura inspiradora.

O grande diferencial dessa indicação de obra sobre espiritualidade é que ela aborda várias questões tradicionais, como, por exemplo “De onde viemos?” e “Para onde vamos”, como, também, questionamentos mais modernos, como aborto, amor, guerra, entre muitos outros

  1. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Com toda a certeza você já deve ter escutado falar desse pequeno livro que já encantou milhares de pessoas ao redor do mundo. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é um livro para crianças, isso porque, ele traz uma série de questionamentos adultos disfarçados em suas belíssimas frases.

Ler O Pequeno Príncipe é um verdadeiro exercício de espiritualidade, tendo em vista que ele aposta em uma abordagem direta sobre vários questionamentos que nós temos. Sua linguagem doce e suas gravuras delicadas são a combinação perfeita.

  1. A Última Aula, de Randy Pausch com Jeffrey Zaslow

Essa é outra excelente opção de leitura, principalmente para quem deseja alcançar um sonho ou enxergar a vida de maneira diferente. Ele reúne uma série de ensinamentos, lições, conselhos e confissões de alguém que esteve à beira da morte e sobreviveu.

Cada um deles mostra a visão de um novo homem que vê a oportunidade de fazer tudo diferente e aproveitar a vida da melhor maneira possível. Com toda a certeza ele é uma excelente opção de leitura.

Espiritualidade frases

A espiritualidade é um exercício diário de aprendizado. Todos os dias podemos aprender ensinamentos novos e descobrir coisas incríveis sobre o poder que está acima de nós. Se você deseja se inspirar mais para buscar novas visões sobre o mundo, confira abaixo algumas frases famosas sobre espiritualidade.

  • “A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe”, Mário Quintana.

  • “Descobrimos nossa espiritualidade quando despertamos para a finitude da vida. Por isso velórios nos fazem tombar no silêncio”, Augusto Cury.

  • Existe uma coisa que toda a verdadeira espiritualidade tem em comum, quer essa espiritualidade seja derivada da fé, da ciência, da natureza, ou das artes -- um sentido de sobrenatural”, Andrew Schneider.

  • “O grande desafio da Espiritualidade é você continuar crente, sem sentir, sem ver, sem experimentar e ainda dando tudo errado”, Augustus "Nicodemus.

  • “Para atingir um nível maior de espiritualidade, temos de deixar a zona de conforto e nos aventurar no desconhecido”, Karen Berg.

Essas são apenas algumas frases que com toda certeza irão te ajudar a explorar melhor a sua espiritualidade. Lembre-se, ela é um exercício constante de aprendizado e busca por fé. Por conta disso, sempre se encarregue de exercitá-la.

 

comments powered by Disqus