Também conhecida como terapia das cores, a cromoterapia é uma terapia alternativa que utiliza as cores como forma de tratamento de determinadas doenças.

Na cromoterapia cada cor tem sua vibração e capacidade terapêutica que fazem com que a pessoa explore e conheça seu interior. Assim, o sistema nervoso é influenciado de acordo com os objetivos do tratamento.

As cores possuem grande influência em nossa vida e personalidade. Elas podem afetar a maneira com a qual nos sentimos, mexendo com o nosso psicológico e mente.

cromoterapia é uma ciência que estuda as cores e qual a ação energética que ela possui, fazendo com que ela seja utilizada para equilíbrio da saúde física, espiritual e mental.

Quer saber mais? Então continue acompanhando!

Origem da cromoterapia

Cromoterapia (O uso de cores específicas para influenciar a saúde e a cura) não é novidade. A história remonta a milhares de anos em que no Egito, China, Índia e Grécia praticavam terapia de luz.

O papiro no Egito, datado de 1500 aC, lista curas de cores e os arqueólogos descobriram que os egípcios construíram templos com certos cômodos de tal maneira que a luz brilhou através de cristais que transformavam a luz em padrões de cor.

Os chineses associaram certas cores com os elementos da Terra, Madeira, Fogo, Água e Metal e as utilizaram em Feng Shui para o meio ambiente e o sistema Meridiano para o corpo energético e físico.

Na Índia, a prática da Ayurveda, uma antiga forma de medicina com a filosofia de tratar todo o ser: “mente, corpo e espírito”, acreditava que todos os seres usavam uma camada de muitas “cores” que mudam continuamente de acordo com o bem estar mental, emocional e físico de uma pessoa.

Sabemos que este é o sistema de “chakra” que consiste em sete chakras, que se interpenetram e irradiam as cores do espectro. Cada cor está associada a uma das glândulas endócrinas do corpo físico. O xamanismo aborda os desequilíbrios no “campo de energia luminosa” que envolve o corpo físico que também é conhecido como o “corpo sutil”.

Significado das cores segundo o espiritismo

No ensinamento ocultista, a cor, o aroma e o som são remédios contra as doenças. Esse método vem da criação de equilíbrio e harmonia no corpo e na mente.

O uso de cores para a cura dos males era feito por sacerdotes do antigo Egito. Os países precursores dessa técnica foram a Grécia, Egito, Índia e China.

O corpo energético manifesta os chakras ou também chamados de centro de força, que evidenciam a energia que existe no organismo.

cromoterapia está relacionada às auras das pessoas no espiritismo, cada uma delas representa um estado de espírito. Quando se faz um tratamento espírita, percebemos que na casa espírita é possível encontrar várias salas com cores específicas.

Cada uma delas é destinada para um tipo de tratamento, de acordo com a sua necessidade. Há quem ainda acredite que a cromoterapia é uma técnica física e racional, mas vai muito além disso.

Durante a aplicação da terapia, o profissional usa o poder da vibração das cores, visando restaurar o equilíbrio.

Com essas vibrações, a força da aura é restabelecida, trazendo harmonia e paz para o corpo da pessoa em tratamento.

Para que tudo flua bem é necessário que o terapeuta tenha a intenção de cura e procure a energia no plano astral.

Cromoterapia tratamento doenças

Essa técnica é reconhecida pela organização mundial da saúde (OMS) como uma maneira capaz de ajudar pessoas que possuem determinadas doenças.

A ajuda espiritual e a concentração é que guiam o terapeuta para locais, tecidos e células da pessoa em tratamento que necessitam a vibração de cura. O terapeuta funciona como um canal dessa energia vital.

Cromoterapia como aplicar

Existem várias maneiras de aplicar a cromoterapia, além daquelas feitas através das casas de espiritualidade e terapeutas. Você pode aplicar em sua própria casa ou no trabalho.

Para fazer a aplicação é necessário observar o ambiente físico que irá aplicar e quanto tempo você passará dentro dele. Também é preciso levar em consideração a saúde do usuário e sua personalidade.

As cores podem ser distribuídas em quantas paredes você desejar, nos acessórios decorativos e na iluminação.

No quarto, opte por cores que transmitam tranquilidade. Já na sala, as cores ligadas a felicidade pode ser uma boa opção. Na cozinha, pode usar cores para aumentar ou diminuir o apetite, dependendo do seu momento.

No banheiro, opte por cores claras que deixam o ambiente mais iluminado e parecendo maior do que realmente é. Para saber qual a melhor cor usar, confira agora o significado de cada uma delas.

Cromoterapia significado da cor azul

A cor azul é considerada sagrada, pois foi escolhida para ser a cor do céu. Está associado à devoção, meditação, intuição, liberdade, tranquilidade e sinceridade.

Efeito psicológico: segurança, meditação, compreensão, liberdade, harmonia, lealdade, tecnologia, confiança, conservadorismo, dependência, tranquilidade, monotonia, paz, saúde e frio.

Efeito terapêutico: combate a irritabilidade, o estresse, a insônia, o nervosismo e diminui a pressão arterial.

Cromoterapia significado da cor azul índigo

O azul índigo é uma poderosa cor para a psique. Ele está relacionado ao funcionamento do cérebro e é um grande estimulante para a intuição e imaginação. Também pode ser considerado um forte sedante.

Remete a sabedoria, dignidade, criatividade, transgressão, independência, serenidade e mudança.

Cromoterapia significado da cor rosa

A cor rosa nos faz sentir amor, carinho e proteção. Ela afasta a solidão e nos deixa mais sensíveis. Remete a amor, entrega total, inocência e ajudar ao próximo. 




Cromoterapia significado da cor verde

A cor verde está diretamente relacionada ao nascer da vida. É também símbolo de juventude e fartura.

Efeito psicológico: remete a natureza, inteligência, primavera, ganância, frescor, resistência, motivação, fertilidade, ciúmes, bem-estar, juventude, dinheiro, descanso, desenvolvimento, boa sorte, perseverança e esperança.

Efeito terapêutico: por ser considerado tranquilizante e auxilia em caso de stress. Ajuda também a melhorar a memória, problema cardíaco e desintoxicação. Sua utilização em excesso pode causar insatisfação e impaciência.

Cromoterapia significado da cor amarela

A cor amarela representa o terceiro chakra, que também pode ser chamado de plexo solar. Ela faz parte das cores quentes, ou seja, é energética e trazem excitação, concentração, atenção e força de vontade.

Efeito psicológico: descontração, idealismo, verão, egoísmo, criatividade, velocidade, felicidade, concentração, otimismo, alegria, fraqueza, riqueza, juventude, alerta, luz e expectativa.

Efeito terapêutico: utilizada para tratamentos digestivos e doenças psicossomáticas. Quando utilizado com frequência aumenta a pressão e reduz o sentido de estabilidade.

Cromoterapia significado da cor vermelha

O vermelho possui maior onda de frequência vibracional e é uma cor bem poderosa.

Efeito psicológico: Vermelho está relacionado à paixão, erotismo, agressividade, força, poder, energia, raiva, coragem, perigo e euforia.

Efeito terapêutico: combate a impotência sexual, a anemia, a depressão e a frigidez. É uma cor estimulante e seu uso em excesso pode causar nervosismo e ansiedade.

Cromoterapia significado da cor branca

Efeito psicológico: calma, união, pureza, sabedoria, inocência, reverência, esterilidade, paz, simplicidade, higiene, rendição e limpeza.

Efeito terapêutico: quando utilizado com frequência irrita o sistema nervoso.

Cromoterapia significado da cor laranja

Essa é uma das cores mais utilizada nesse método devido ao seu valor energético.

Efeito psicológico: cor que remete ao lúdico, equilíbrio, alegria, gentileza, movimento, criatividade energia, bom humor, espontaneidade, euforia, pôr do sol e entusiasmo.

Efeito terapêutico: por se tratar de uma cor estimulante, ela está ligada ao aparelho reprodutor. Pode também elevar o apetite durante as refeições. É ainda considerada antisséptica e rejuvenescedora.

Cromoterapia significado da cor violeta

Tem o poder de transmutar energia, mudando a frequência da célula para uma maior.

Efeito psicológico: prosperidade, esoterismo, solidão, espiritualidade, sinceridade, misticismo, erotismo, calma, criatividade, respeito, resplandecência, sabedoria e dor.

Efeito terapêutico: age como calmante para o nervo e os músculos. Indicada para inflamações e infecções da pele. Ela é contraindicada para pessoas inseguras.

Agora que você já conhece os significados das cores, você pode começar a fazer a cromoterapia. Você verá a grande diferença e os benefícios para sua mente, corpo e espírito.

Clique na imagem abaixo para baixar um infográfico em alta resolução sobre a Cromoterapia!

Cromoterapia: Significado das Cores
4.4 (88.57%) 7 voto[s]

Escreva um Comentário