Participe da lista VIP
e receba conteúdos imperdíveis para seu equilíbrio e prosperidade (é grátis)!
Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Cromoterapia: Significado das Cores

Em 14/06/2018 , Comments

.

Também conhecida como terapia das cores, a cromoterapia é uma terapia alternativa que utiliza as cores como forma de tratamento de determinadas doenças.

Na cromoterapia cada cor tem sua vibração e capacidade terapêutica que fazem com que a pessoa explore e conheça seu interior. Assim, o sistema nervoso é influenciado de acordo com os objetivos do tratamento.

As cores possuem grande influência em nossa vida e personalidade. Elas podem afetar a maneira com a qual nos sentimos, mexendo com o nosso psicológico e mente.

A cromoterapia é uma ciência que estuda as cores e qual a ação energética que ela possui, fazendo com que ela seja utilizada para equilíbrio da saúde física, espiritual e mental,

Quer saber mais? Então continue acompanhando!

Significado das cores segundo o espiritismo

No ensinamento ocultista, a cor, o aroma e o som são remédios contra as doenças. Esse método vem da criação de equilíbrio e harmonia no corpo e na mente.

O uso de cores para a cura dos males era feito por sacerdotes do antigo Egito. Os países precursores dessa técnica foram a Grécia, Egito, Índia e China.

O corpo energético manifesta os chakras ou também chamados de centro de força, que evidenciam a energia que existe no organismo.

A cromoterapia está relacionada às auras das pessoas no espiritismo, cada uma delas representa um estado de espírito. Quando se faz um tratamento espírita, percebemos que na casa espírita é possível encontrar várias salas com cores específicas.

Cada uma delas é destinada para um tipo de tratamento, de acordo com a sua necessidade. Há quem ainda acredite que a cromoterapia é uma técnica física e racional, mas vai muito além disso.

Durante a aplicação da terapia, o profissional usa o poder da vibração das cores, visando restaurar o equilíbrio.

Com essas vibrações, a força da aura é restabelecida, trazendo harmonia e paz para o corpo da pessoa em tratamento.

Para que tudo flua bem é necessário que o terapeuta tenha a intenção de cura e procure a energia no plano astral.

.

Cromoterapia tratamento doenças

Essa técnica é reconhecida pela organização mundial da saúde (OMS) como uma maneira capaz de ajudar pessoas que possuem determinadas doenças.

A ajuda espiritual e a concentração é que guiam o terapeuta para locais, tecidos e células da pessoa em tratamento que necessitam a vibração de cura. O terapeuta funciona como um canal dessa energia vital.

Cromoterapia como aplicar

Existem várias maneiras de aplicar a cromoterapia, além daquelas feitas através das casas de espiritualidade e terapeutas. Você pode aplicar em sua própria casa ou no trabalho.

Para fazer a aplicação é necessário observar o ambiente físico que irá aplicar e quanto tempo você passará dentro dele. Também é preciso levar em consideração a saúde do usuário e sua personalidade.

As cores podem ser distribuídas em quantas paredes você desejar, nos acessórios decorativos e na iluminação.

No quarto, opte por cores que transmitam tranquilidade. Já na sala, as cores ligadas a felicidade pode ser uma boa opção. Na cozinha, pode usar cores para aumentar ou diminuir o apetite, dependendo do seu momento.

No banheiro, opte por cores claras que deixam o ambiente mais iluminado e parecendo maior do que realmente é. Para saber qual a melhor cor usar, confira agora o significado de cada uma delas.

.

Cromoterapia significado da cor azul

A cor azul é considerada sagrada, pois foi escolhida para ser a cor do céu. Está associado à devoção, meditação, intuição, liberdade, tranquilidade e sinceridade.

Efeito psicológico: segurança, meditação, compreensão, liberdade, harmonia, lealdade, tecnologia, confiança, conservadorismo, dependência, tranquilidade, monotonia, paz, saúde e frio.

Efeito terapêutico: combate a irritabilidade, o estresse, a insônia, o nervosismo e diminui a pressão arterial.

Cromoterapia significado da cor azul índigo

O azul índigo é uma poderosa cor para a psique. Ele está relacionado ao funcionamento do cérebro e é um grande estimulante para a intuição e imaginação. Também pode ser considerado um forte sedante.

Remete a sabedoria, dignidade, criatividade, transgressão, independência, serenidade e mudança.

Cromoterapia significado da cor rosa

A cor rosa nos faz sentir amor, carinho e proteção. Ela afasta a solidão e nos deixa mais sensíveis. Remete a amor, entrega total, inocência e ajudar ao próximo. 




Cromoterapia significado da cor verde

A cor verde está diretamente relacionada ao nascer da vida. É também símbolo de juventude e fartura.

Efeito psicológico: remete a natureza, inteligência, primavera, ganância, frescor, resistência, motivação, fertilidade, ciúmes, bem-estar, juventude, dinheiro, descanso, desenvolvimento, boa sorte, perseverança e esperança.

Efeito terapêutico: por ser considerado tranquilizante e auxilia em caso de stress. Ajuda também a melhorar a memória, problema cardíaco e desintoxicação. Sua utilização em excesso pode causar insatisfação e impaciência.

Cromoterapia significado da cor amarela

A cor amarela representa o terceiro chakra, que também pode ser chamado de plexo solar. Ela faz parte das cores quentes, ou seja, é energética e trazem excitação, concentração, atenção e força de vontade.

Efeito psicológico: descontração, idealismo, verão, egoísmo, criatividade, velocidade, felicidade, concentração, otimismo, alegria, fraqueza, riqueza, juventude, alerta, luz e expectativa.

Efeito terapêutico: utilizada para tratamentos digestivos e doenças psicossomáticas. Quando utilizado com frequência aumenta a pressão e reduz o sentido de estabilidade.

Cromoterapia significado da cor vermelha

O vermelho possui maior onda de frequência vibracional e é uma cor bem poderosa.

Efeito psicológico: Vermelho está relacionado à paixão, erotismo, agressividade, força, poder, energia, raiva, coragem, perigo e euforia.

Efeito terapêutico: combate a impotência sexual, a anemia, a depressão e a frigidez. É uma cor estimulante e seu uso em excesso pode causar nervosismo e ansiedade.

.

Cromoterapia significado da cor branca

Efeito psicológico: calma, união, pureza, sabedoria, inocência, reverência, esterilidade, paz, simplicidade, higiene, rendição e limpeza.

Efeito terapêutico: quando utilizado com frequência irrita o sistema nervoso.

Cromoterapia significado da cor laranja

Essa é uma das cores mais utilizada nesse método devido ao seu valor energético.

Efeito psicológico: cor que remete ao lúdico, equilíbrio, alegria, gentileza, movimento, criatividade energia, bom humor, espontaneidade, euforia, pôr do sol e entusiasmo.

Efeito terapêutico: por se tratar de uma cor estimulante, ela está ligada ao aparelho reprodutor. Pode também elevar o apetite durante as refeições. É ainda considerada antisséptica e rejuvenescedora.

Cromoterapia significado da cor violeta

Tem o poder de transmutar energia, mudando a frequência da célula para uma maior.

Efeito psicológico: prosperidade, esoterismo, solidão, espiritualidade, sinceridade, misticismo, erotismo, calma, criatividade, respeito, resplandecência, sabedoria e dor.

Efeito terapêutico: age como calmante para o nervo e os músculos. Indicada para inflamações e infecções da pele. Ela é contraindicada para pessoas inseguras.

Agora que você já conhece os significados das cores, você pode começar a fazer a cromoterapia. Você verá a grande diferença e os benefícios para sua mente, corpo e espírito.

comments powered by Disqus