A meditação é uma prática simples disponível para todos, que pode reduzir o estresse, aumentar a calma e a clareza e promover a felicidade. Saiba como meditar:

Meditar significado 

A meditação é o treinamento em conscientização, que lhe permite obter um senso de perspectiva saudável. Você não está tentando se desligar de seus pensamentos ou sentimentos. Você está aprendendo a observá-los sem julgamento. E, eventualmente, você pode começar a compreendê-los melhor também.

Benefícios da meditação 

A meditação pode ter efeitos fisiológicos e psicológicos. Alguns dos efeitos fisiológicos positivos incluem um estado mais baixo de excitação física, redução da taxa de respiração, diminuição da frequência cardíaca, alterações nos padrões de ondas cerebrais e redução do estresse. Alguns dos outros benefícios psicológicos, emocionais e relacionados à saúde da meditação incluem:

  • Maior autoconsciência;
  • Melhores habilidades de gerenciamento de estresse;
  • Bem-estar emocional melhorado;
  • Melhor manejo dos sintomas das condições, incluindo transtornos de ansiedade, depressão, distúrbios do sono, entre outros;
  • Melhoria na memória e na atenção;

Como meditar sozinho 

Escolha um lugar onde você esteja confortável, como uma cadeira, um travesseiro ou o chão.

Relaxe seus músculos. Preste atenção em quaisquer músculos que pareçam tensos e tente relaxá-los. Você geralmente carrega tensão em seu pescoço, ombros e costas, por isso fique atento a essas áreas.

Concentre-se em sua respiração. Respire profundamente e pense em como você se sente a cada respiração. Tente prestar atenção apenas à sua respiração e deixe os sons, sentimentos e pensamentos fluírem.

Este é um excelente exercício que você pode fazer sozinho. Ele também pode ajudar a prepará-lo para práticas de meditação mais avançadas.

Não se preocupe com a sua mente à deriva. É normal que ela se desloque enquanto realiza este exercício, e ser capaz de identificar quando isso acontece é um passo importante, para melhorar a prática.

Como meditar deitado 

Escolha um local confortável e deite-se de modo que suas costas fiquem retas. Identifique as partes do seu corpo que parecem tensas. Quando você identificar essas áreas, tente relaxar ou suavizar seus músculos.

Comece uma varredura mental do seu corpo e preste atenção em como cada parte se sente. Concentre-se em uma de cada vez.

Por exemplo, se você começar com o pé: algumas partes do seu pé parecem diferentes do resto? Se você estiver usando sapatos ou meias, pense em como elas se sentem contra seus pés.

Quando terminar de refletir sobre uma parte do corpo, permita-se passar para outra. Trabalhe seu caminho até o topo de sua cabeça.

Deixe que pensamentos negativos e distrações do mundo ao seu redor desapareçam. Não se sinta como se estivesse julgando seu corpo durante a varredura. Em vez disso, você está observando como se sente e funciona.

Repita conforme necessário e sempre que quiser relaxar. Quanto mais regularmente você praticar mais fácil será.

Como meditar budismo 

No budismo, a meditação serve para acalmar e controlar a mente e é essencial para quebrar o ciclo do sofrimento e alcançar a iluminação.

Encontre uma posição na qual você possa sentar-se confortavelmente para a meditação.  Para se preparar, traga sua consciência para o presente.

Por alguns segundos, concentre seu olhar em algo agradável, como uma planta, estátua do Buda ou vaso bonito, para se ancorar no presente.

Feche os olhos e tome consciência do seu corpo. Como descrito anteriormente, comece com os dedos dos pés e mova-se lentamente pelos pés e pelas pernas, pelas costas e pela pélvis, passando pelas mãos e pelos braços e, finalmente, até o pescoço e a cabeça.

Reflita sobre o que você quer alcançar com essa meditação – por exemplo, lidar com uma fonte particular de sofrimento ou desenvolver ainda mais suas habilidades de meditação.

Mantendo os olhos gentilmente fechados durante toda a prática, traga sua atenção para a respiração. Observe tudo o que puder sobre a respiração: o caminho da inspiração pela garganta, como o diafragma se move e o peito se eleva, a ligeira pausa antes da expiração e como a exalação sai pelas narinas.

Como meditar corretamente

Se você tenta meditar, já está fazendo isso corretamente. O objetivo não é o resultado final. O processo é o objetivo. É sobre quem você se torna praticando meditações. Por isso, não se preocupe. O domínio da técnica vem com o tempo.

5 (100%) 3 votos

Escreva um Comentário