A aromaterapia, ou terapia de óleos essenciais, é feita através do uso de óleos de plantas. Aromas para tratar doenças do corpo e da mente. 

Esses óleos essenciais são, portanto, retirados das flores, folhas, caules, casca ou raízes de uma ou mais plantas.

Contar com a aromaterapia como uma forma de terapia alternativa pode ser de extrema utilidade para diversas pessoas, nos mais diversos meios.

Aromaterapia como funciona

Na aromaterapia, os óleos são misturados com outra substância (como, álcool ou loção) e depois colocados na pele, pulverizados no ar ou inalados. Você também pode massagear os óleos na pele ou colocá-los na água do banho. 

A aromaterapia usada hoje é originária da Europa e é praticada desde o início do século XX.

Praticantes da aromaterapia acreditam que as fragrâncias nos óleos estimulam os nervos do nariz. Esses nervos enviam impulsos para a parte do cérebro que controla a memória e a emoção.

Dependendo do tipo de óleo, o resultado no corpo pode ser calmante ou estimulante.

Acredita-se que os óleos interajam com os hormônios e enzimas do corpo para causar mudanças na pressão sanguínea, pulso e outras funções do corpo. 

Outra teoria sugere que a fragrância de certos óleos pode estimular o corpo a produzir substâncias que combatem a dor.

Aromaterapia essências

Os óleos essenciais como um todo são muito versáteis e podem ser usados de várias maneiras para enriquecer o bem-estar geral. 

De aromaterapia e massagem, à cuidados pessoais e aplicações domésticas. Os óleos e suas essências são adições maravilhosas para qualquer casa ou estilo de vida.

As essências da aromaterapia são destinadas principalmente para terapias alternativas. Também em termos de difusão no ar como uma fragrância ou perfume.

Certos óleos essenciais são adequados para uso externo. Eles precisam ser usados com grande cuidado devido à sua natureza altamente concentrada e sua reação a certas coisas, como a luz solar. 

Desta forma, óleos essenciais para qualquer finalidade devem ser mantidos longe da luz solar direta e usados com cautela em todos os momentos. 

Certifique-se sempre de ler completamente as instruções e os cuidados com o rótulo do seu óleo essencial usado para aromaterapia.

Aromaterapia para ansiedade

Usar a aromaterapia para aliviar a ansiedade e o estresse é uma maneira agradável de aliviar a tensão, a preocupação e os sentimentos de pânico. 

Quando seus nervos estão recebendo a aromaterapia, os óleos essenciais proporcionam um alívio prazeroso para momentos difíceis.

Há momentos em que a vida parece sair do controle e é necessário obter um pouco de ajuda.

Você conhece os sinais da ansiedade: apreensão e dificuldade para se concentrar. Você pode suspirar muito, suar, respirar mais rápido. Ficar com a boca seca ou ter palpitações.  

Em momentos como estes, óleos essenciais de alívio de estresse advindos da aromaterapia podem ser o que você precisa para se acalmar.

Óleos essenciais para a ansiedade incluem:

  • Manjericão
  • Bergamota
  • Camomila
  • Sálvia
  • Hissopo
  • Jasmim
  • Zimbro
  • Gerânio
  • Lavanda
  • Limão
  • Neroli,
  • Laranja
  • Petitgrain
  • Rosa
  • Ylang ylang
  • Sândalo

Aromaterapia benefícios

A aromaterapia pode promover uma série de benefícios além do relaxamento e da ajuda para aliviar o estresse

Ela também tem sido usada para ajudar a tratar uma ampla gama de condições físicas e mentais, como:

  • Queimaduras
  • Infecções
  • Depressão
  • Insônia
  • Pressão alta

Até agora, já existem diversas evidências científicas para sustentar as alegações de que a aromaterapia efetivamente previne ou cura doenças.

Aromaterapia curso

Diversos cursos profissionais de Aromaterapia foram cuidadosamente projetados para fornecer a você todas as informações necessárias para você se tornar um aromaterapeuta profissional que oferece tratamento para clientes diversos. 

Estes geralmente são cursos autônomos, mas podem ser facilmente usados como um complemento para outros cursos holísticos. 

A aromaterapia é muitas vezes referida como uma terapia de óleos essenciais. Mas independentemente da definição, é a arte e ciência por trás do seu uso de forma pura para promover a saúde e bem-estar, permitindo o equilíbrio na vida. 

Os óleos essenciais puros podem ser usados ​​de várias maneiras, mas eles funcionam aprimorando e unificando a saúde física e emocional.

Deve ser visto como uma terapia alternativa e complementar. Portanto não é diagnóstica, sendo o ethos para tratar a pessoa como um todo e não apenas para focar nos sintomas experimentados.

Quando usado regularmente, auxilia o processo natural de cicatrização. 

A feitura do curso de aromaterapia é essencial para que a prática seja feita da forma correta e profissional, oferecendo, de fato, bons resultados. 

Aromaterapia difusor

Difusores, frascos de spray, sprays, loções para o corpo, roll-ons e massagens são ótimas maneiras de experimentar os benefícios dos óleos essenciais para ansiedade e estresse. 

Com o uso do difusor na aromaterapia você deve tomar respirações lentas, constantes e concentradas com os óleos essenciais calmantes.

Esse é um remédio certo para aliviar sentimentos de ansiedade, mal-estar, depressão e mais.

Com a aromaterapia em um difusor, as moléculas imediatamente chegam ao cérebro através do nervo olfativo. Eles influenciam ele a enviar sinais calmantes ao sistema nervoso e ao corpo.

Uma vez que seu objetivo é o relaxamento, escolha óleos que provocam calma quando você os inala. Se você não gostar do aroma, isso vai fazer você se sentir mais estressado, independentemente do que o perfil herbal que ele tem. 

Aromaterapia como fazer

Para fazer aromaterapia, adicione 4 a 8 gotas de sua mistura favorita de óleo essencial a um difusor ou outro aparelho próprio para a prática. Você pode também encontrar essas misturas prontas. Inale.

Se for aplicar os óleos, dilua-os em óleos transportadores para ajudá-los a deslizar sobre a pele e reduzir as chances de irritação. 

Antes de sua massagem, inspire o aroma de suas mãos. Massageie as mãos, incluindo os dedos (para estimular os pontos de acupressão) e a teia entre o polegar e o indicador. 

Massageie seu pescoço, mandíbula e ombros. Use uma pressão firme, mas gentil.

Observe a tensão e sinta-a aliviar. Mantenha seu foco na sensação de ser massageado e sua respiração. Em mais nada.

Sinta seu estresse, tensão e ansiedade se dissiparem através da aromaterapia. Assim, conte com os diversos benefícios comprovados que ela pode trazer a você.

5.0
01

Escreva um Comentário